Mina Céu-Aberto

Caçapava do Sul (http://www.turismo.cacapava.net/index2.html) é um destes lugares onde a força da natureza provoca um desequilíbrio em nosso estado normal; uma inquietação.

Um pouco distante da cidade encontra-se a localidade de Minas do Camaquã. Este lugar ficou famoso alguns anos atrás quando tornou-se uma cidade fantasma – a população havia abandonado suas casas pois a jazida da Mina de Cobre que a sustentava esgotou-se – e era possível comprar um imóvel por R$ 700,00.

A região, privilegiada com belezas naturais (guaritas, pedra do segredo, cascata do Salso) e outras históricas (forte D. Pedro II e os escombros da Cia Brasileira do Cobre onde está a imponente Mina Céu-Aberto) tem ainda a fama de ser ponto preferencial para observação de ovnis (!).

Tudo isso, aliado às dificuldades econômicas da chamada “metade sul” do estado, dão a ambiência do local.

O que isso tem a ver com literatura?

É que lá foi rodada a adaptação cinematográfica de Valsa para Bruno Stein do autor gaúcho Charles Kiefer (http://www.charleskiefer.com.br). O filme, ainda inédito em circuíto comercial já teve sessões especiais em algumas salas de cinema da capital e interior do RS.

O romance, uma das melhores obras de Kiefer, gira em torno da olaria de Bruno Stein e sua paixão recém desperta pela esposa de seu filho e a incômoda forma como ela o domina.

Basta ler a primeira frase “Restavam poucos prazeres na vida do oleiro Bruno Stein: o fumo, a leitura, a música e a paixão de modelar.” para conhecer perfeitamente quem é o velho Bruno Stein e de que forma enfretará esta armadilha do destino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: