Microcontos Microcosmos

Augusto Monterroso

Augusto Monterroso

Uma das definições estruturais do conto se baseia na teoria do P.E.N.T.E. Ouvi falar dela nas primeiras aulas da oficina literária do Charles Kiefer. Segundo ela qualquer narrativa de ficção deve conter TODOS os seguintes elementos:

P – Personagem
E – Enredo
N – Narrador
T – Tempo
E – Espaço

Após a publicação do célebre: ”Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá.” do guatemalteco Augusto Monterroso, se criou a onda dos microcontos, ou microrelatos. Esta pequena narrativa fantástica de 37 letras possui todos os 5 elementos fundamentais (implícitos ou explícitos) comentados acima.

Particularmente, considero a criação de microcontos, ou nanocontos como redefiniu Kiefer, um exercício interessante de criação, embora reconheça que não é muito mais do que isso, pois não se atinge muita profundidade em espaço tão limitado matematicamente.

O escritor Luiz Ohlson tem um raro domínio sobre este gênero, mas transita igualmente bem em narrativas mais longas sejam elas dramáticas, trágicas ou de humor. Vale conferir: http://luizohlson.wordpress.com

Na página “MicroContos” estão postados algumas experiências com a narrativa curtíssima que foram publicadas na antologia “brevíssimos!” da editora Nova Prova.

Anúncios

2 Respostas to “Microcontos Microcosmos”

  1. Luiz Ohlson Says:

    Meu caro Leo

    Ser citado, elogiosamente, por um escritor premiado, é uma honra e uma distinção. Principalmente porque tenho a convicção de que não é tão somente a deferência para com um amigo. É sincero, tenho certeza. Afinal, também isto não aprendemos na oficina?: corporativismo, nem pensar. Ao contrário: a crítica, se necessária; o elogio, se merecido.

    Grande a fraterno abraço.

    Luiz Ohlson

  2. Luiz,
    Sem dúvida tu consegues fazer dos minicontos uma leitura prazerosa.
    Um abraço e continue escrevendo.
    Leo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: