Extremamente Bom e Incrivelmente Doce

extremamentealtoEu que já havia me surpreendido com o jovem ucraniano Alex em Tudo se Ilumina, de Jonathan Safran Foer, acabo de conhecer o, também apaixonante, Oskar Shell.

Oskar é um menino extremamente inteligente que está incrivelmente triste pela perda do pai, vítima do atentado ao WTC. Na tentativa obsessiva de descobrir como foram os últimos minutos de vida de seu pai, o pequeno Oskar sai pela cidade de Nova Iorque em busca de informações para reconstituir os passos recentes de Thomas Shell, a partir de supostas senhas deixadas pelo pai.

Oskar encontra uma chave e um papel com a palavra black, o que julga ser uma pista deixada intencionalmente por seu pai. Extremamente imaginativo e incrivelmente decidido o menino — com apenas 9 anos — visita todos os Black do catálogo telefônico de NY em busca da explicação para aquela chave. Claro que ele conta com alguns parceiros na jornada aos quais Oskar cativa com sua imaginação e perseverança.

Em rota oposta a de Oskar, está seu avô paterno tentando refazer o caminho de volta à família que abandonara há mais de quarenta anos. O encontro dos dois é inevitável e ocorre de forma angustiante para o leitor que sabe o que passa com o velho e teme pela confusão que esse encontro possa causar na cabeça do menino — sim, neste momento já estamos completamente envolvidos com o garoto.

Extremamente Alto e Incrivelmente Perto é um livro que foge dos padrões formais de edição (típicos do autor), e a adição de folhas rabiscadas, páginas em branco, fontes ilegíveis, somam para o grande prazer que é a literatura de J. S. Foer. Tanto em Tudo se Ilumina, como em Extremamente Alto… os recursos gráficos e a pureza dos personagens emprestam leveza a temas essencialmente pesados e dolorosos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: