O Leitor e o Escritor

o-leitor-livro

Assisti recentemente ao filme “O Leitor”. O título sugere uma temática interessante e o filme não decepciona.

Os créditos ainda corriam e eu me pensei: este filme deve ter saído de um baita livro. E procurei por alguma informação que confirmasse minha suspeita. De fato, se eu não cruzasse pela seção de Best Sellers das livrarias de cabeça baixa e com certo desdém eu já saberia que sim, este filme é baseado em um romance homônimo.

Como continuei — e continuarei — não prestando atenção aos mais vendidos. Fui para internet e encontrei uma biografia de Bernhard Schlink um autor alemão ainda vivo que tem uma obra extensa que não justifica o fato de eu ainda não conhecê-lo, embora tenha pouco ou quase nada traduzido para o português.

Posso estar sendo injusto com o Sr Schlink, mas li os dois primeiros capítulos do livro e não gostei. Parece que o que tinha de bom mesmo era o enredo. Escrevo este post após pesquisar sua biografia na Wikpedia e tendo lido apenas quatro ou cinco páginas do seu romance. Portanto, se alguém quiser sair em defesa do autor que faça. Talvez eu reveja meus conceitos e me retrate, mas pela amostra que tive não me motivei a ler mais nada. Pelo menos, por enquanto…

Deixe um comentário

