°C/5 = (°F – 32)/9

Através da fórmula acima descobrimos que 451ºF equivalem a 232ºC. E o que tem isso? É que essa é a temperatura em que os livros pegam fogo…

Fahrenheit 451 é um livro sobre livros. O romance de Ray Bradbury foi publicado em 1953 e embarca em temática semelhante a 1984, publicado 4 anos antes. A exemplo do clássico de George Orwell, Bradbury desenha um futuro onde uma elite dominadora exerce o controle de massa a partir da censura ao livre pensar. Em 451ºF, vivemos num tempo onde os livros são declarados inimigos e como tal devem ser destruídos. O serviço fica a cargo dos bombeiros que, ao receberem denúncias – geralmente anônimas – de que algum indivíduo mantém biblioteca clandestina, deslocam-se imediatamente ao endereço indicado e ateiam fogo aos livros. Essa inversão no papel do bombeiro – que em inglês se chama fireman – é metáfora temporal, uma vez que no futuro de Bradbury as casas possuem tecnologia contra incêncios e os bombeiros ao invés de água expelem querosene por suas mangueiras.

Guy Montag é um bombeiro convicto de seu ofício. Até o dia em que esbarra acidentalmente com uma nova vizinha, a jovem Clarisse McClellan. É a partir das conversas com essa menina extrovertida e curiosa, que começa a transformação de Montag. O bombeiro passa a questionar-se sobre como as pessoas se isolam e o convívio social é quase nulo. Mildred, sua esposa, é o estereótipo da sociedade adormecida neste futuro incerto. Passa os dias interagindo com a televisão – que ocupa três das quatro paredes da sala – com personagens que eles chamam de família. Não demora muito até que Montag roube o seu primeiro livro.

Depois de denunciado por sua mulher, Montag vê sua casa ser queimada (ele já contava com uma pequena biblioteca) e foge para não ser preso, protagonizando a primeira perseguição em rede nacional.

Ele escapa pelo rio e encontra uma comunidade de exilados que vive nos arredores da cidade. Vivem como sem teto e recitam obras inteiras decoradas de memória. É deste lugar que eles assistem a cidade ser destruída por uma guerra meio inexplicada dando-lhes a chance de um recomeço.

Um livro sobre livros. Para refletir sobre a importância da literatura na sociedade.

Anúncios

Uma resposta to “°C/5 = (°F – 32)/9”

  1. Um dos meus livros preferidos e um raro caso de adaptação bem sucedida no cinema (pelas mãos de François Truffaut).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: