Um Sonho de Paz e Amor

Gosto de Literatura e Rock and Roll na mesma proporção. É pena que estes dois nunca se encontrem. Ou, ao menos quando se encontram nem sempre resulta um casamento feliz. Acho que os grandes escritores não gostam da música. Por isso não sou exigente e já me dou por satisfeito quando encontro algo um pouco elaborado, por que história de roqueiros e blueseiros, ou simples amantes destes gêneros são sempre interessantes. Se forem bem contadas…
Uma publicação de 2007 (no Brasil em 2009), portanto ainda fácil de encontrar em livrarias, narra as semanas que antecederam o festival de Woodstock. Chama-se “Aconteceu em Woodstock”, a dita história real do concerto que marcou uma geração.
Nele não aparecem Hendrix, Who ou Cocker, mas sim Mike Lang, o garoto com pinta de hippie (grande idealizador e realizador do festival) e Elliot Tiber, um artista homossexual, mas acima de tudo um grande sujeito (o corajoso empreendedor que viabilizou o evento).
Embora os autores (o próprio Elliot e Tom Monte) consigam criar o clima que girava em torno de Bethel, a cidade onde de fato se realizou o festival, é na figura de Elliot que a narrativa está centrada.
Um artista promissor que viu sua carreira escorrer pelos dedos quando decidiu voltar para a casa dos pais a fim de salvar o hotel da família que se encontrava em estado pré-falimentar. A cidade decadente não oferecia horizontes animadores para Elliot, mas salvar o negócio seria uma forma de finalmente obter o respeito dos seus pais. Toda a glória e notoriedade que ele rapidamente adiquiriu com sua arte em Nova York não impressionaram seus pais, nem sequer interessava a eles.
Além de menosprezado pelos pais, Elliot era gordo (sentia-se pouco atraente) e homossexual enrustido. As coisas eram realmente difíceis para Elli.
Além das suas experiências em Stonewall, Elliot conta como atraiu a atenção dos produtores de Woodstock e ajudou a realizar o evento que foi um marco na liberdade de expressão.
Há ainda um filme baseado neste livro, mas sobre ele ainda não posso comentar, pois não é muito fácil de encontrá-lo nas locadoras comuns.

Anúncios

2 Respostas to “Um Sonho de Paz e Amor”

  1. Parece ser bem interessante! Ainda sobre livros de rock n’ roll, a bibliografia do Keith Richards tá uma loucura! Nos trechos do livro em que ele conta algumas aventuras nas estradas dos EUA durante algumas turnês, parece que estou lendo On the Road!
    Abraço

  2. lmcolucci Says:

    Também tô com a Biografia na mão. Tô guardando pra ler nas férias.
    A vida deste cara merecia ser contada. Por ele, mais ainda.
    Vou ler, depois a gente comenta.
    Um abraço,
    Leonardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: