Um detetive nada elementar

Philip Marlowe não é apenas um detetive perspicaz. Este talvez nem seja seu maior predicado. O personagem criado por Raymond Chandler é um homem de personalidade, auto-suficiente e dono de um senso de humor nada trivial. Envolve-se com mulheres atraentes com a mesma facilidade que as dispensa e é um adversário duro para qualquer um de seus oponentes.
Marlowe é um personagem tão agradável, que a trama misteriosa em que ele está envolvido fica, por vezes, em segundo plano. O caráter autêntico, beirando o cretino, dos protagonistas da literatura americana dos anos 50 está presente nos romances de Chandler.
Robert Parker, em resenha do New York Times, assim definiu: “Chandler parece ter criado o herói americano definitivo: esperto, esperançoso, sábio, aventureiro, sentimental, cínico e rebelde”.
“Para Sempre ou Nunca Mais” (último livro de Chandler) traz uma performance arrebatodara do detetive e é uma boa dica pra penetrar no universo do autor. A L&PM tem uma edição que cabe no bolso e pode ser lida em poucas horas. E não se trata de um desafio entre autor e leitor para ver quem é mais esperto. É uma novela policial de outra categoria. É literatura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: