Vampiro Brasileiro

Não chega a ser um consenso, mas muitos (especialmente os curitibanos) consideram Dalton Trevisan o melhor contista contemporâneo do Brasil. Alguns mais entusiasmados chegam a elegê-lo o melhor escritor do país.

Menos!

Não dá pra negar que o cara tem ingredientes para ser classificado como tal: já recebeu prêmios importantes como o Jabuti (2 vezes) e o Camões que lhe valeu um cheque de 100 mil euros, mas que ele não gostou. Além disso, é excêntrico e politicamente incorreto. Busca ser uma combinação de Bukowisky na linguagem e Salinger no comportamento.

Examinando duas de suas obras (A Gorda do Tiki Bar e Contos Galantes) o que se encontra é uma mesma história contada diversas vezes e com um desleixo narrativo e estético surpreendentes para alguém com semelhante currículo. É estilo, alguém pode dizer – afinal Bukowisky escreve assim e todo mundo gosta -, mas o que passa é que o texto de Trevisan padece da repetição. A Gorda to Tiki Bar (L&PM) é uma coletânea das mesmas histórias inclusives com metáforas – originais em uma primeira leitura – que se repetem literalmente em textos seguintes. Parece que a L&PM encontrou um cadreno de rascunhos do autor e decidiu publicá-lo. Talvez até seja isso, mas caberia uma explicação. Contos Galantes, não é muito melhor que isso. É mais do mesmo.

Ler um conto de Dalton Trevisan é muito bom, dois até que é legal, mas um livro inteiro é um saco!

Nota: No link abaixo um bom resumo da biografia do arredio Vampiro de Curitiba.

http://www.youtube.com/watch?v=Pw95xcqIbVI&feature=related

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: