Aconteceu na Costa Uruguaia

A editora dublinense trouxe para o Brasil “A Outra Praia”, obra do argentino Gustavo Nielsen vencedor do prêmio Clarin 2010, um dos mais importantes da literatura portenha.

O livro é uma trama bem construída e envolvente que une duas histórias que têm a fotografia como elo. Antônio, um fotógrafo amador tem o hábito de buscar desconhecidos nas ruas de Buenos Aires e trancar-se no quarto escuro para admirar sua obra. Numa destas incursões pela cidade ele fotografa uma desconhecida que encontra por acaso em um café. A imagem da moça provoca uma mudança na vida de Antônio que desenvolve uma confusa obsessão pela jovem.

A partir daí uma estranha ligação se estabelece entre ambos e os primeiros elementos sobrenaturais começam a aparecer na história. O leitor descobre – quase ao mesmo tempo que Antônio – que os personagens principais da história vivem em dimensões de tempo e espaço diferentes. A conexão entre os “universos paralelos” ocorre através da fotografia, paixão em comum entre eles.

Segundo Nielsen o romance foi escrito em um período de reclusão em uma casa na praia uruguaia de La Pedrera. Esta mesma casa serve de cenário para o clímax da narrativa fantástica do autor portenho. É ali que os dois se encontram e Antônio descobre-se como fantasma no mundo de Lorena. Mundo que ele próprio deixara anos antes por causa de um acidente automobilístico.

Nielsen explora a ambiguidade. Vida e morte, passado e presente, realidade e ficção, concreto e abstrato. Tudo funciona a serviço da trama que se revela (de novo a relação com a fotografia) de maneira surpreendente e muito bem construída.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: