Yann Martel, o felino

Gato, gatuno; aquele que rouba ou furta.

Essa definição cabe bem para o escritor canadense Yann Martel, autor (!?) d’As Aventuras de Pi, o romance que deu origem ao filme recentemente oscarizado.

Nos cursos de escrita criativa e oficinas literárias, o tema plágio é sempre uma discussão interessante e calorosa. No mundo da literatura é aceitável que se use a obra de outro autor como matéria prima (explícita ou não) para a produção de uma segunda obra que, mesmo sendo fruto de inspiração alheia, pode ser original.

Recriar, ressignificar, reescrever, reler, ou, simplesmente, inspirar-se … de maneira intencional, ou não, este tipo de expediente já rendeu bons frutos e é muito bem aceito no meio literário.

O que é feio – muito feio, aliás – é fazer como o canadense aí do título. O cara escondeu dos editores, leitores e da crônica em geral que toda a ideia, aparentemente original, de “As Aventuras de Pi” havia sido retirada de “Max e os Felinos”, do gaúcho Moacyr Scliar. Pior do que isso, ao ser desmascarado, o gatuno negou que conhecesse ou tivesse lido o original. Depois acuado pelas evidências teve que acabar admitindo e se desculpando.

Yann Martel foi acusado de plágio, mas isso não impediu que o livro continuasse vendendo e alcançasse números milionários, assim como milionária deve estar sua conta bancária após vender os direitos para o cinema. Quanto ao Scliar, não sei se chegou a receber alguma indenização, mas ao menos manteve ileso o seu caráter.

Anúncios

Uma resposta to “Yann Martel, o felino”

  1. […] Plágio é uma imitação velada, maquiada, de uma obra. Nestes casos o “autor” empenha-se em disfarçar e omitir a origem da obra utilizada como matriz estética, estilística ou de argumento ou qualquer outra variável literária ou artística. Se descoberto; nega. Com veemência. O caso recente mais famoso foi o de A Vida de Pi de Yann Martel, já citado neste blog (ver post https://portamalas.wordpress.com/2013/06/30/yann-martel-o-felino/). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: