Música para ouvir na estrada II

O festival de jazz de New Orleans tradicionalmente valoriza os músicos locais. O evento deste ano foi transmitido ao vivo pelo canal BIS aqui no Brasil. Foram 2 dias de shows de alta qualidade (o que se pode esperar quando o palco está no berço da música negra americana). Artistas de várias expressões dividiram o palco apresentando desde a música mais pura e genuína do “deep south” até versões modernas, experimentais e multiculturais que se utilizam de ingredientes externos para apimentar a música tradicional do lugar.

Entre os menos badalados do extenso line up estavam representantes de duas gerações e, por que não dizer, destas duas tendências (o puro e o misturado); Marcia Ball e Marc Broussard.

Marc Broussard IIIMarc Broussard pertence a uma safra de músicos da Louisiana que está antenada às influências rítmicas do mundo. Seu estilo é uma mistura de funk, blues, rock e rhythm’n’blues, amarrados às fortes raízes sulistas. Como todos os que misturam, Marc talvez não agrade aos puristas, mas há pérolas em seu repertório (inclusive autoral) que fazem jus à fonte em que bebeu. Independente de gênero ou de  rótulo, é música da boa.

Marcia Ball IIMarcia Ball nasceu no Texas, mas cresceu e teve sua formação musical na Louisiana. Assim, foi definida como “uma cantora atrevida e uma pianista soberba” e sua música como um lugar “onde o ‘stomp-rock’ do Texas e ‘swamp-blues’ da Louisiana se encontram”. Diferente de Broussard, a veterana Ball pouco afasta-se da vertente que deu origem a sua música, o blues. O piano incendiário conduzido por ela, porém, coloca vigor que não deixa os ouvintes ficarem parados. Nem que seja pelo pé batendo no chão para acompanhar os seus boogies.

Vale à pena ouví-los nos links à seguir:

Marcia Ball: http://www.youtube.com/watch?v=bHETPRFo4PY + http://www.youtube.com/watch?v=hJ-bYVHbKjQ

Marc Broussard: http://www.youtube.com/watch?v=FuWPseegaKw + http://www.youtube.com/watch?v=zqS6yPYIJvg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: