Novas opções para ler Cortázar

Algum problema de direitos autorais (provavelmente) impedia que a obra do autor argentino fosse reeditada no Brasil. Livros referenciais para os amantes do conto e da literatura latiniamericana como “O Bestiário”, só podia ser encontrado em sebos e, ainda assim, com relativa dificuldade. Quem tem, não passa a diante.

A editora Civilização Brasileira liberou novas edições para os livros mais importantes do gigante platino. Agora podemos ler e, melhor, ter estes livros completando nossas estantes com edições bem acabadas.

Além disso, a L&PM está lançando, em sua coleção de bolso, uma antologia dedicada ao autor. O conteúdo foi selecionado e organizado por Sérgio Karam e teve nova tradução de Heloisa Jahn especialmente para esta coletânea. Karam é músico e como Cortazar, fã de jazz. Isso torna a seleção feita por ele um tanto mais interessante. “O perseguidor”, inspirado em Charlie Parker, é um exemplo desta relação estreita do autor com a música imprevisível e fantástica (características presentes na literatura de Julio) dos negros americanos.

Enfim, agora nas proximidades do centenário do autor e dos 50 anos de sua obra mais importante (O Jogo da Amarelinha)  ficou mais fácil mergulhar na obra de Cortazar. Seja para um banho rápido na coletãnea da L&PM ou para uma imersão mais profunda nas edições da Civilização Brasileira.

juliocortazar

Anúncios

3 Respostas to “Novas opções para ler Cortázar”

  1. Muito bom, espero que logo logo esteja disponível!

    Certa vez perguntado sobre o que pensava da Mafalda, Cortázar respondeu: “Não é importante o que eu penso da Mafalda, mas o que ela pensa de mim….” Fodástico!

  2. É isso aí Yuri! O cara passou a vida toda fazendo frases. As publicadas em livros seguramente foram mais trabalhadas, essa destacada por ti (provavelmente de uma entrevista) faz parte de uma coleção de frases de improviso, mas igualmente inteligentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: