O meu e o teu narrador

Se é verdade que todo o autor – ou a maioria deles – busca uma identidade ou uma marca que permita que os leitores e, sobretudo, os críticos sejam capazes de reconhecer a unidade de sua obra através de características que o diferenciem dos demais. Há vários caminhos para este intento: a linguagem, a estética, a geografia, a poética, suas referências ou, até mesmo, o narrador.

Este último é um tema recorrente em qualquer entrevista ou mesa redonda em encontros literários: o teu narrador é sempre muito angustiado, ou o teu narrador é um excelente observador…
Mas será que é realmente bom ter um “estilo”? Não seria isso uma limitação criativa de repetir fórmulas que deram certo?

Difícil chegar a um consenso – mesmo que consigo mesmo. Já vimos muitas experiências desastrosas nas tentativas de criar este tal traço pessoal. Repetir fórmulas, pode significar limitação ou preguiça. Os maiores autores experimentaram muito antes de encontrarem a sua voz e alguns são especiais, justamente por não ter características demasiado acentuadas a ponto de se tornarem a sua marca.

Tampouco significa selo pessoal de qualidade utilizar cada vez um narrador diferente. Fazer da versatilidade uma obstinação, igualmente poderá conduzir a uma armadilha. Autores que se propõem a surpreender a cada obra, como prova de um talento superior, poderão esgotar o repertório de originalidade e terão dificuldade de manter a sua escrita com o mesmo nível de qualidade. Um narrador mal escolhido, pode matar uma boa história.

Essa discussão confirma a tese de que para se produzir a boa literatura – não a que mais vende – não existe fórmula. Talvez a melhor marca que um autor pode deixar é ser honesto em seu trabalho. Imprimir a sua identidade de humano que vive, sente, ama, odeia, chora e ri. Que é incoerente e instável e que transfere todas essas emoções para texto que nos oferece através do narrador que ele, com sua técnica, julgar o mais adequado para contar a história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: